Hoje em dia, tudo que é voltado para a tecnologia muda de maneira muito rápida. Assim como em outros mercados, ter um glossário de marketing digital ajuda você a entender melhor quais são esses termos, seu significado e como funcionam na prática. Isso para não ficar a mercê de um especialista caso queira analisar algum relatório com profundidade.
Quem está chegando na área agora ou até mesmo só por curiosidade, acaba ficando perdido com termos como “Inbound”, “Nutrição de leads” ou “SEO”. De fato, é como se deparar com siglas que você nem imagina o seu significado em meio a um novo mundo. O universo da internet é repleto desses termos, não é?
Por conta disso, trouxemos um conteúdo com alguns dos principais termos usados no mercado, funcionando como um glossário de marketing digital para que você, seja iniciante ou até mesmo especialista, possa acompanhar sempre que possível.
Glossário de marketing digital
Trazer esses termos em forma de um glossário de marketing digital, além de ser uma forma de facilitar a busca por termos específicos, é um pouco mais simples de entender para quem está começando nesse mundo agora.
Contudo, separamos um pouco mais o nosso glossário em três partes que são essenciais para quem deseja entrar no mundo do marketing digital ou apenas tem curiosidade pela área: Marketing e Vendas, Blog, Site e Conteúdo e Métricas.
Marketing e vendas
Conversão: essa é uma ação de valor mensurável que é praticada pelo usuário do site de uma marca, no sentido de alcançar o objetivo de venda. Porém, ela pode ser separada em direta e indireta.
- Direta: ação que gera um resultado imediato, como a compra de produto;
- Indireta: gera resultado imediato, mas contribui para criar um relacionamento com o cliente. Por exemplo, preenchimento de formulário.
CRM (Customer Relationship Management): Pode ser traduzido apenas para “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Esse termo abrange todas as ações voltadas ao cliente feitas por softwares utilizados na automatização do relacionamento.
CRO: essa é a sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização da taxa de conversão). As estratégias de CRO são aplicadas para aumentar o percentual de visitantes que realizam as conversões desejadas no site.
Leads: pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse em algum produto ou serviço que determinada empresa oferece.
Geração de Leads: esse termo é usado quando pensamos em converter os visitantes do site em leads.
Formulário de Conversão: campos que o visitante preenche em troca de alguma oferta (podem ser material rico, desconto em futuras compras, cadastro em newsletter).
Inbound Marketing: é considerado como “novo marketing”, pois é focado em atrair clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento de venda.
Outbound Marketing: esse seria o marketing tradicional, onde as empresas usam publicidade para empurrar os seus produtos e serviços aos consumidores.
Palavra-chave: esse termo resume o tema principal de um conteúdo, frase, descrição de produto ou parágrafo. Em SEO, é baseado nos termos em que são feitos os esforços para posicionar bem a página nos mecanismos de busca.
Blog, Site e Conteúdo
Alt text (Alternative Text): esse é um texto usado para descrever a imagem na web. Hoje em dia, as ferramentas de busca como Google e Bing também fazem a leitura de imagens para entender melhor o conteúdo.
API: vem da sigla Application Programming Interface que é um conjunto de programação que permite que um software interaja com outro.
Autoridade da Página e do Site: autoridade da página é quando os buscadores valorizam uma página em relação às outras para posicioná-la à frente dos resultados. A autoridade do site é quando os buscadores valorizam um domínio como um todo para posicionar suas páginas.
Busca Orgânica: é o tráfego de pessoas em seu site vindo do posicionamento orgânico, ou seja, de forma gratuita nos mecanismos de busca.
CSS: é a sigla para Cascading Style Sheets, uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas de um site.
Domínio: esse é o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas, por exemplo: www.agenciaplusinsight.com.br
Métricas
CAC (Custo de Aquisição de Cliente): é uma métrica significativa para empresas que estão gastando para conquistar cada novo cliente. Ela ajuda a definir orçamentos e ações de marketing.
CPC (Custo por Clique): esse é o método para estipular um valor a ser cobrado por anúncios digitais. Ou seja, ele indica a quantia investida por cada clique que veio de determinado anúncio.
CPA (Custo por Aquisição): assim como o CPC, esse é um outro método de cobrança por anúncios digitais, porém ele indica a quantia investida por cada conversão no anúncio.
CTR: ela vem da sigla Click Through Rate, que nada mais é que o número de cliques dividido pelo número de impressões de um anúncio.
KPI: vem da sigla Key Performance Indicators, que são os indicadores definidos para medir o progresso das ações alcançadas por uma determinada meta.
ROI (Return on Investment): em sua tradução para o português ela significa Retorno Sobre o Investimento. Essa é a relação entre dinheiro ganho ou perdido e o que foi investido nas ações de marketing.
SEO (Search Engine Optimization): em sua tradução é otimização para os mecanismos de busca e SEO é um conjunto de práticas para melhorar o posicionamento das páginas.
SEM (Search Engine Marketing): é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover as páginas de um site para melhores resultados nos buscadores.
Os termos ainda são muitos, mas com esse glossário de marketing digital já dá para entender algumas coisas importantes diante desse mercado que só cresce.
Porém, caso queira um conteúdo mais completo sobre o assunto, nós temos um e-book com todos os termos usados no marketing digital e suas demais explicações. Com isso, você passa de entusiasta no mercado a um expert nos principais termos.
Além disso, temos um blog completo com conteúdos sobre o assunto que explicam como o marketing digital é necessário hoje em dia em diversas frentes. Clique aqui para conferir outros conteúdos.