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Redes sociais em 2022: Tudo o que você precisa saber!

Hoje em dia, a maneira mais comum para usar a internet é através das redes sociais, pois a esta altura, já em 2022, ela já está inserida no cotidiano das pessoas. Até mesmo quem não entende todo o potencial da web, consegue criar um perfil dentro do Facebook, por exemplo, e manter o contato com seus familiares e amigos. 

Além disso, as redes sociais são muito usadas pelas marcas para divulgar seus trabalhos a fim de vender mais, alcançar e se relacionar com seu público nas redes sociais. 

Se você voltar um pouco no tempo, vai notar que as pessoas não imaginavam que as redes sociais teriam um impacto tão grande como hoje. Porém, a necessidade de se conectar com outras pessoas de qualquer lugar do mundo tem feito com que todos nós e principalmente as empresas, estejam cada vez mais ativas.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre as redes sociais em 2022. As mudanças, tendências e outros pontos importantes em relação a essas ferramentas tão poderosas de conexão.

Continue a leitura para saber mais!

O que são as redes sociais?

As redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores e interesses. 

Esse conceito acabou sendo ampliado com a internet e a criação das mídias sociais. Antes de representar tudo que conhecemos hoje, em resumo, as redes sociais significam, simplesmente, um grupo de pessoas relacionadas entre si.

Pense nos grupos de amigos, sejam eles da faculdade ou até mesmo do trabalho. Cada um desses grupos é como se fosse uma rede social. Parece pouco perto do que temos nas redes sociais hoje em dia, não é mesmo?

No entanto, essa premissa continua viva dentro das mídias que atualizamos. Afinal, o propósito de uma rede social é conectar-se dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas para manter os interesses já existentes.

Mídias Sociais ou Redes Sociais?

Provavelmente, você já deve ter se confundido entre esses dois termos, mídias sociais e redes sociais. A primeira coisa que você precisa saber é que elas não são a mesma coisa.

Como já mencionamos acima, as redes sociais são grupos de conexões e relacionamentos que estabelecemos com outras em ambiente digital. Já as mídias sociais são as plataformas que garantem que essas conexões aconteçam. 

Ambas servem como espécies de plataformas para que mantenhamos nossas redes de relacionamento. Porém, as redes sociais têm essa como sua principal característica, e estão dentro do que nós classificamos como mídias sociais.

Quais os principais tipos de redes sociais em 2022?

O que faz das redes sociais extremamente interessantes, é que elas têm diferentes propostas. Cada vez surge uma característica nova e, com ela, nasce uma rede social para a galera curtir.

Toda a empresa pode se posicionar nessas plataformas, criar um relacionamento com o público e oferecer um conteúdo de qualidade. Basta saber qual é a rede social certa para executar uma boa estratégia.

Existem basicamente quatro tipos de redes sociais hoje: entretenimento, relacionamento, nicho e network. Para entender melhor esses quatro pilares, vamos explicá-los um a um abaixo.

Entretenimento

Plataformas de entretenimento fazem parte de um grande público hoje em dia, afinal, todos querem passar um tempo descontraído e de lazer na internet. Hoje, a rede social mais poderosa nesse quesito é o Youtube, plataforma de vídeo que, a cada dia, se torna mais completa para o usuário.

Relacionamento

As redes de relacionamento são aquelas focadas em criar um espaço para que as pessoas possam se conectar, compartilhar experiências cotidianas e criar amizades. Esse é, talvez, o modelo mais tradicional de rede social e que, com o passar dos anos, esteve sempre presente. A mais poderosa nesse quesito é o Facebook, agora da empresa Meta.

Nicho

Já as de nicho, geralmente, são de menor porte, com um foco bastante específico em um setor, seja ele profissional ou social. Elas contam com temas bem diferentes e só quem se interessa pelo assunto tem uma conta ativa.

No começo, a Twitch era considerada uma rede social de nicho, já que o foco inicial era um streaming de games. Porém, o serviço cresceu tanto que hoje existem outras pessoas além de gamers nela.

Além dessa, existem outros exemplos, como:

  • Pinterest;
  • Quora;
  • TripAdvisor;
  • Couch Surfing.

Network

As redes de network ou de relacionamento profissional são focadas em criar um ambiente de apresentação, facilitando o networking, a captação  de talentos e a busca por novas oportunidades de trabalho. Esse é basicamente o papel do LinkedIn, rede social que é referência em relacionamento profissional hoje.

Maiores redes sociais do Brasil em 2022

As preferências de público se moldam a cada ano e as empresas precisam estar à frente dessas tendências para conseguir acompanhar. Assim como acontece com as redes sociais, bem como o número de usuários de cada uma.

Porém, um ponto importante é conhecer as principais redes sociais do momento no Brasil e entender um pouco mais sobre cada uma delas.

WhatsApp

O WhatsApp é a maior rede social de mensagens instantâneas do Brasil. Ela conta com mais de 165 milhões de usuários e esse é um aplicativo que está em 96,4% dos celulares brasileiros, de acordo com um estudo da Digital 2022: Brasil.

Porém, não é apenas aqui no Brasil que ela é querida, estima-se que no mundo tenha mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses. Não é para menos, ela se tornou a principal ferramenta de comunicação entre amigos e até mesmo entre empresa-cliente, com uma versão especial para isso, o WhatsApp Business.

Youtube

O Youtube é o site principal para quem deseja compartilhar vídeos (e também consumir). Ela é a segunda maior rede social do Brasil com cerca de 138 milhões de usuários, sendo eles telespectadores ou produtores de conteúdos.

No Youtube é possível encontrar vários tutoriais, desde gastronomia simples e rápidas, até construções mais complexas. Isso se dá por conta dos mais de 2 bilhões ativos no mundo todo e mais de 1 bilhão de horas de vídeos reproduzidos todos os dias.

Instagram

Com mais de 119 milhões de usuários, quem ocupa a terceira posição entre as maiores redes sociais do Brasil é o Instagram. O site começou com seu uso exclusivo para celular com foco em imagens, mas agora já se aventura no desktop e priorizando a entrega de conteúdos em vídeos.

A rede acabou se tornando uma excelente opção para as empresas durante a pandemia, que aposentaram seu site para fazer uma vitrine de produtos no Instagram e ficar mais próxima de seu público.

Facebook

Também entre as maiores redes sociais do Brasil, o Facebook conta com cerca de 116 milhões de usuários ativos. Ela segue entre as primeiras posições nas redes mais usadas no mundo, ela segue fazendo sentido para pessoas de diferentes idades e comportamentos. Uns pensam nela como forma de fazer amizade, outros já veem como um negócio.

TikTok

Quando se fala nas maiores redes sociais do Brasil em 2022 é impossível não mencionar o TikTok. Para quem ainda não conhece, ela se trata de uma rede social de vídeos curtos que ficou famosa pelos usuários praticarem, principalmente, as danças.

O que parecia uma “bobeira” no início, se tornou tão popular que hoje conta com cerca de 74 milhões de usuários. Isso quando falamos apenas nos usuários maiores de 18 anos.

Durante a pandemia ela se popularizou tanto que fez com que Mark Zuckerberg, dono do Facebook e do Instagram, mudasse as suas estratégias de alcance e forma de uso do Instagram.

Como montar uma estratégia de marketing para redes sociais em 2022?

Agora que já entendemos sobre as redes sociais e quais as mais famosas do mercado brasileiro, é preciso pensar nelas como forma de investimento. Implementar uma estratégia de marketing pode ajudar no crescimento da sua empresa, por isso, vamos falar um pouco sobre como montar isso da maneira correta.

Escolha a rede social certa para sua empresa

O primeiro ponto para escolher a rede social certa é estudar todas as redes sociais e entender qual cabe melhor para a sua empresa hoje. Entender as funcionalidades da plataforma e ver o que ela apresenta, faz com que você imagine sua empresa sendo divulgada ali.

Após isso, você precisa estar atento a alguns pontos para iniciar a sua estratégia de maneira correta, como:

  • Conheça sua persona;
  • Analise sua concorrência;
  • Pensar na logística.

Alinhamento de marketing de conteúdo e redes sociais

O próximo passo é pensar em uma estratégia de conteúdo para alinhar com as redes sociais que a sua empresa vai aparecer. Afinal, elas são fundamentais para a propagação dos seus materiais, sejam assuntos voltados para o seu nicho ou os produtos da sua empresa.

Com isso, o alinhamento de conteúdo com as redes sociais, pode fazer com que o usuário passe de uma plataforma para outra. Por exemplo, ele conheceu sua empresa através de um post de blog e pode ir até as redes sociais para ver outros conteúdos e vice-versa.

Crie um calendário de publicação para que você acostume o usuário que acesse as suas redes sociais sobre as suas postagens. Por exemplo, acostume-se a fazer publicações de terça e quinta, assim o usuário saberá que nesses dias terão conteúdos que podem ser interessantes a ele.

Uma tendência é sempre clara, as empresas precisam estar atentas a qualquer mudança em relação às redes sociais para se adaptar e continuar vivas no mercado. Com isso, a sua empresa estará sempre em evidência. 

Mais do que saber sobre as redes sociais, as empresas precisam de equipes de marketing que ajudem a traçar estratégias eficazes nesse imenso mar azul que é a internet. A Plus é uma agência que sabe como traçar estratégias e fazer o público certo ver os seus conteúdos!

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