Mais do que estar presente nos canais digitais que são utilizados por sua audiência, é preciso estar atento a qualquer mudança apresentada. O algoritmo do Google foi atualizado mais uma vez e você sabe o que mudou? É necessário que entenda isso para que as suas campanhas continuem rendendo bons frutos.
Com todo o seu funcionamento baseado na experiência do usuário, o Google se tornou uma das principais ferramentas da internet atualmente. Números do StatCounter, mostram que mais de 92% de todas as pesquisas no ambiente digital são feitas pelo buscador.
Neste conteúdo, a Plus mostra quais foram as atualizações do algoritmo do Google em 2022 e também, explica um pouco sobre o seu funcionamento. Continue a leitura para saber mais!
Como funciona o algoritmo do Google?
Essa é uma pergunta que diversas pessoas no âmbito digital fazem. Esses robôs analisam todos os sites de acordo com os fatores de ranqueamento e classificam eles.
As melhores páginas ficam entre as primeiras posições e aquelas que não são boas, são jogadas para as últimas páginas do Google, onde quase ninguém acessa. Esse processo é feito a cada busca do usuário, em segundos.
O algoritmo lê todo o conteúdo do site, analisa e classifica. Em resumo, podemos dizer que é assim que os robôs do Google funcionam. O que ninguém nunca vai saber é quais são todos os fatores de ranqueamento do buscador. Ou seja, quais aspectos eles levam em consideração na hora da classificação.
Porém, alguns nós já sabemos, mas são mais de 200 que ainda não foram descobertos ao longo desses anos no mundo digital. De fato, esse é um segredo guardado a 7 chaves pelo Google.
Além de locais de mídia paga, o Google permite que os sites se destaquem de forma orgânica. Ou seja, sem precisar comprar um espaço ou anúncio, focado mais nas entregas de cada página ao usuário.
Mas, como essa definição seria possível sem critérios estabelecidos? É justamente para isso que os algoritmos existem: definir de maneira direta quais são as práticas para oferecer o melhor aos visitantes.
A importância de uma estratégia de marketing
Uma das estratégias mais utilizadas para ranquear conteúdos organicamente no Google é o SEO. Mas como se destacar no buscador se a sua equipe não sabe o que precisa ser feito? Se os profissionais não acompanham as mudanças significativas no algoritmo do Google? De fato, isso é o que reforça a importância de ficar atento a tudo que acontece na plataforma.
Como o Google está constantemente buscando aprimorar a experiência oferecida pelo usuário, os profissionais de marketing digital precisam acompanhar as mudanças à risca. A ideia é sempre se manter atualizado a fim de entregar exatamente o que a ferramenta exige para um ótimo ranqueamento.
Dessa forma, a experiência do usuário se torna cada vez melhor e as páginas tendem a se destacar ainda mais e subir posições na SERP.
Confira as atualizações de algoritmo do Google em 2022
Porém, não precisa entender inteiramente sobre o algoritmo para acompanhar as suas mudanças e criar estratégias para melhorias em conteúdos. Uma coisa é certa, cada atualização feita pelo Google é para melhor experiência do usuário.
Confira quais foram as últimas atualizações de algoritmo do Google em 2022:
Melhorias na qualidade dos Featured Snippets
Ao usar o modelo de IA (Inteligência Artificial) mais recente do Google, o Multitask Unified Model (MUM) agora podem entender a noção do consenso, que é quando várias fontes de qualidade da web concordam com o mesmo fato.
Ou seja, os sistemas podem verificar as frases em destaque (trechos que aparecem em destaque na SERP) e relacioná-los a outras fontes de alta qualidade na web. Dessa forma, ele consegue chegar ao contexto geral da frase para ver se existe um consenso para destacar a frase, mesmo que as fontes utilizem palavras ou conceitos diferentes para descrever um fato.
Através do MUM, será possível fazer as correções das informações, possibilitando ao Google a retirada de parte da pesquisa que está incorreta nos snippets. Segundo o vice-presidente de Search do Google, Pandu Nayak, por meio do MUM, foi possível ter uma redução de 40% nas falsas afirmações e também a diminuição de números imprecisos.
Atualizações do algoritmo do Google: “Sobre esse Resultado”
O “Sobre esse resultado” foi uma função lançada para contextualizar o usuário sobre qualquer resultado na pesquisa da própria SERP, apenas tocando nos três pontos que existem na barra de pesquisa do Google.
Essa função permite que o usuário cheque a fonte da reprodução antes de ler o resultado completo.
Segundo o Google, desde o seu lançamento no ano passado, as pessoas já utilizaram esse recurso mais de 2,4 bilhões de vezes. Nas próximas atualizações do algoritmo do Google, essa função chegará em 8 idiomas, incluindo o portugues.
Hoje em dia, em uma época onde a informação está cada vez mais rápida e relevante, checar a veracidade disso passou a ser um ponto principal para disseminar a informação. Com essa atualização no “Sobre esse Resultado”, é possível saber se é uma notícia segura de maneira simples e rápida.
Gaps de informação
Essa atualização do algoritmo do Google foi feita para expandir os conselhos de conteúdos para “gaps” de informação. O interesse por um tópico de notícias de última hora pode ocorrer quando ainda não há informações o suficiente sobre determinado assunto.
Contudo, o Google exibe conselhos de conteúdo em situações em que esse tópico está evoluindo rapidamente, indicando que talvez seja melhor verificar mais tarde quando mais fontes estiverem disponíveis.
Porém, agora o Google irá expandir os conselhos de conteúdo para pesquisas que não possuem alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis. Isto não significa que não esteja disponível uma informação útil ou, até mesmo, que um determinado resultado seja de baixa qualidade.
De fato, esses avisos fornecem um contexto sobre todo o conjunto de efeitos da página e o usuário pode encontrar as conclusões para a sua consulta mesmo quando o aviso está presente.
As atualizações do algoritmo do Google em 2022 serviram para melhorar a experiência do usuário a todo custo. Trazendo cada vez mais informações rápidas, pois ele sabe que tudo na era digital é consumido em uma velocidade absurda.
Entender como isso funciona e aplicar de maneira correta no SEO é uma forma de sair na frente perante a essas pequenas atualizações.
Porque o algoritmo é atualizado?
Como visto, as atualizações do Google ocorrem de maneira recorrente, sendo que, de modo geral, há mais de uma atualização anual. O foco principal dessas atualizações é melhorar o buscador para o usuário e tornar a experiência dele cada vez mais leve.
Por meio das atualizações, o Google corrige eventuais problemas e procura disponibilizar aos seus usuários as melhores respostas e os conteúdos mais relevantes para as buscas que estão sendo feitas naquele momento.
De fato, entender essas atualizações é como usar elas para ter uma boa posição no Google e, por consequência, tornar o seu site ainda mais relevante. Com isso, outros pontos também se tornam importantes como o aumento no número de visitas em suas páginas e isso favorece os resultados do seu negócio.
Principais fatores de rankeamento
Quando você compreende quais são os aspectos mais relevantes, fica mais fácil de conduzir a sua estratégia para a produção de conteúdo de maneira mais inteligente e otimizada.
Portanto, separamos alguns dos principais fatores de ranqueamento do seu site no Google, confira:
Autoridade da página
A autoridade da página, ou também conhecido como Pagerank, é uma métrica antiga do Google, mas que ainda apresenta uma importância crucial na determinação dos melhores conteúdos. Esse indicador atribui de 0 a 10 para a autoridade da página quanto a determinada palavra-chave.
Esse valor é atribuído de acordo com a quantidade de links que a página recebe. Isso significa que o algoritmo do Google valoriza o quanto o seu site trabalha em um determinado tema, ou seja, o quanto a sua página conhece sobre certas palavras.
Autoridade do domínio
Esse fator é avaliado de maneira semelhante à autoridade da página, porém, em vez de avaliar um único conteúdo, ele verifica o desempenho de todo o domínio. Isso significa que todas as páginas e subdiretórios relacionados ao seu endereço digital são avaliados pelo Google.
Links relevantes
Contar com links relevantes é uma excelente maneira de melhorar o seu ranqueamento no Google. Porém, isso não significa que você deve poluir o seu site com diversos links externos.
Na verdade, a valorização maior tem relação com os links que outros sites fazem para a sua página, ou seja, refere-se às vezes que o seu conteúdo é citado em endereços distintos.
Portanto, quanto mais você for redirecionado em páginas do mesmo segmento que o seu, mais o Google entende que o seu trabalho está ganhando relevância, valor e capacidade de responder às dúvidas dos usuários. Por consequência, ele coloca seu conteúdo nas primeiras posições.
Conteúdo original e de qualidade
O conteúdo plagiado, além de ser considerado um crime, não ajuda você em nada quando falamos em uma estratégia de marketing para ranqueamento. Por isso, o recomendado é que você nunca copie o conteúdo de outras páginas.
Quando o conteúdo é bom e relevante, você pode usá-lo como inspiração para a criação do seu conteúdo, mas a construção do seu texto deve ser original.
Dessa forma, para aproveitar esse fator de ranqueamento, você pode utilizar boas estratégias de marketing de conteúdo, entendendo quais as melhores maneiras de apresentar suas ideias da melhor forma em posts e materiais informativos.
Tamanho do conteúdo
Um conteúdo maior tende a ter mais informações relevantes quando comparado a um conteúdo mais curto. Porém, vale tomar cuidado para oferecer ao público textos que realmente ajudem a solucionar as suas dores. Caso contrário, seu conteúdo não tem ranqueamento.
Além disso, tome cuidado para não ficar disponibilizando informações que não acrescentam a jornada do consumidor apenas para gerar volume. De fato, isso pode fazer com que os usuários não fiquem muito tempo em sua página ou que a experiência ao ler o conteúdo não seja satisfatória.
Palavra-chave no título
Como o título é um dos elementos fundamentais em uma página, a presença da palavra-chave é fundamental para uma boa estratégia de SEO. Vale destacar que estamos falando do título da página e não de um artigo.
Nesse caso, o título escolhido aparece na aba do navegador ou na página de destino. Isso significa que é importante que a palavra-chave apareça nesse ponto, principalmente no início.
Palavra-chave no conteúdo
O uso da palavra-chave não é indicado apenas no conteúdo, pois ele é um importante fator de ranqueamento em todo texto, incluindo as imagens. Por exemplo, uma boa prática é que ela apareça logo na introdução do conteúdo, além disso, ela pode aparecer nos subtítulos, mas com cuidado.
Também vale ressaltar que é preciso usar a palavra-chave ao longo do conteúdo, para que ela apareça de maneira suave no texto. Ainda é relevante cuidar para não usar muitas palavras repetidas. O dicionário de sinônimos é uma ótima opção.
Rapidez no carregamento
Quando as atualizações do algoritmo do Google falam em trazer experiências cada vez melhor para os usuários, a velocidade das páginas fazem parte disso também. Por exemplo, é comum que as pessoas abandonem as páginas por conta do seu carregamento mais lento.
Quando você garante um carregamento ágil na página do seu site, você faz com que ele ganhe fatores para subir no Google. Esse é considerado um dos principais fatores de ranqueamento.
Design responsivo
Cada vez mais as pessoas estão utilizando os dispositivos móveis para usar as redes sociais, fazer compras, se informar e muito mais. Dessa forma, um dos fatores do buscador que acaba dando um grande peso é a responsividade do design.
Os sites que apresentam essa característica conseguem se ajustar de maneira harmônica aos diferentes tipos de dispositivos. Contudo, o usuário com um celular vai conseguir ter a mesma experiência de leitura e visualização de imagens tão boa quanto uma pessoa usando um computador.
Meta description
Já viu conteúdos que apresentam pequenos resumos sobre o que tem na página? Esse resumo é chamado de meta description e pode ajudar a melhorar o ranqueamento no Google.
Dessa forma, é necessário colocar a palavra-chave nesta breve descrição e dentro dos 153 caracteres permitidos pelo algoritmo. Isso ajuda a atrair mais visitantes para os seus conteúdos e, consequentemente, melhora o seu posicionamento no buscador.
Tempo de permanência na página
Pode parecer assustador, mas o Google também sabe o período que você gastou ao visitar determinada página, sabia? Tal fato significa que esse motor de busca é capaz de entender quanto tempo as pessoas passam em um site.
Isso importa para medir o nível de interesse de uma pessoa por determinado site. Dessa forma, o Google consegue uma nova medida para saber se o conteúdo é útil para os seus usuários, pelo tempo que eles ficam no site.
O Google é considerado uma grande ferramenta onde as pessoas conhecem bem pouco, mas já conseguem bons resultados apenas com esses conhecimentos. Entender sobre as mudanças é mais do que apenas se manter atualizado, mas também como sair na frente de seus concorrentes.