Os objetivos de negócio de uma companhia são indispensáveis para seu crescimento e ganham ainda mais força quando alinhados a uma estratégia de marketing adequada, com plano tático e operacional assertivo. A Koimãs é uma empresa que distribui e importa produtos magnéticos aqui no Brasil há mais de 25 anos e chegou aqui na Agência Plus com grandes desafios.
Nosso primeiro passo foi compreender a fundo os desafios que a empresa enfrentava, bem como suas deficiências na estratégia de marketing. Com isso, pudemos desenhar um caminho adequado para que o cliente pudesse alcançar os objetivos desejados utilizando o Inbound Marketing como principal aliado na obtenção de resultados.
Entenda a fundo quais foram os desafios, soluções e resultados entregue a Koimãs no ano de 2022.
A Koimãs chegou com objetivos claros de estabelecer uma presença digital mais sólida, atribuindo a nós a missão de criar Indicadores Chave de Desempenho para acompanhar o progresso da estratégia, uma vez que eles não tinham uma boa rastreabilidade dos leads gerados pelas campanhas Google, sua principal fonte de entrada de leads.
O cliente também não sabia exatamente como se comunicar com seu público-alvo, utilizava apenas os canais das redes sociais, contudo ainda tinha um grande gargalo para resolver, que eram as divisões de comunicação de acordo com cada persona dos seus formatos de negócios: B2C e B2B.
Outros canais chave para a estratégia de comunicação, como o e-mail marketing, landing pages e pop up eram um cenário distante de se aplicar dentro da companhia.
Tampouco havia uma rastreabilidade dos dados do website apesar de terem uma estratégia básica de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca) ativa com a publicação de alguns conteúdos de pouca frequência.
Por fim, havia a necessidade de rever o orçamento de marketing determinado, pois tinham dúvidas a respeito do valor de investimento não ser o ideal para a baixa entrada de leads, bem como o rastreamento da quantidade de novas entradas de clientes e vendas.
Com este cenário, avaliamos soluções e determinamos caminhos que guiassem o cliente até seus objetivos.
Nossa proposta estava focada em organizar a presença digital do cliente e assim iniciar o trabalho com soluções completas de Inbound Marketing: Gestão e Planejamento de Mídia, SEO, Gestão de Website e plataforma e-commerce, Gestão e Planejamento de Redes Sociais, Criação de Conteúdo, Gestão, Planejamento e Monitoramento de RD Station, bem como sua operacionalização.
Veja algumas das principais ações desempenhadas dentro da solução designada para resolver os problemas diagnosticados durante as negociações:
Desenhamos e adaptamos a estratégia totalmente focada em atender as necessidades do cliente e obtivemos bons resultados com as ações desempenhadas.
Após estabelecermos a organização geral da presença digital do cliente, realocamos as verbas, determinamos estratégias e planejamentos, e colocamos a mão na massa. Com isso obtivemos resultados positivos para o cliente, fortalecendo nossa parceria.
Ativamos a rastreabilidade do caminho do usuário com Google Analytics Universal, dando margem à compreensão total da performance do website. Também implementamos o Google Analytics 4.
Iniciamos a rastreabilidade da performance orgânica do site e elevamos os resultados da performance de conteúdo com a produção e otimização. Deste número, convertemos mais de 3,3% dos usuários em novos leads.
Reduzimos os custos anuais com mídia em mais de 31%, elevamos as conversões em mais de 9% e tivemos uma baixa no custo por conversão em mais de 37%. Estes números casam muito bem com o resultado obtido no ano, pois conseguimos alcançar mais de 1000 novos clientes em sua carteira.
Finalizamos o período com uma taxa média de conversão em 19% dos pontos definidos na etapa de planejamento.
Tivemos um crescimento interessante nas redes sociais com big numbers, sendo mais de 900 novos seguidores no Instagram com métricas de engajamento superiores a 2k.
Bem como no Facebook, rede utilizada para replicar conteúdos e editorias gerais, acabou acompanhando a alta do Instagram.
Fechamos o período confiantes de que os resultados que entregamos ao cliente traduziram e superaram o que eles esperavam, afinal, tudo que está aqui neste post de case não é nem ⅙ do que apresentamos para eles
Se você precisa de ajuda de um especialista em marketing digital e comunicação para atingir os objetivos de sua empresa, conte conosco: Fale com um consultor!
*Este conteúdo foi elaborado com propósito de expor em nosso portfólio, os resultados entregues ao cliente por meio do nosso trabalho. Respeitamos a privacidade dos dados e informações confidenciais acordadas previamente com o cliente.