Quando pensamos em palavras-chaves, é quase inevitável não pensarmos no Google. De fato, o termo começou a ser disseminado pela ferramenta de pesquisa, se tornando uma variável importante para as buscas na internet, principalmente as orgânicas.
Porém, as palavras-chaves passaram a significar muito mais do que uma simples forma de encontrar o site na internet. Hoje, as keywords representam a forma do mercado pensar em relação aos seus produtos, marcas e até mesmo, seu posicionamento.
Pensando nisso, criamos um conteúdo que explica de maneira simples e direta o que são as palavras-chaves e como é possível fazer uma estratégia para começar a se posicionar melhor no mundo digital, fazendo com que as pessoas achem a sua empresa pelos mecanismos de busca.
Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!
O que são palavras-chaves?
As palavras-chaves são termos compostos por uma ou mais palavras que descrevem a dúvida do usuário na hora de fazer uma busca. Ou seja, elas têm o intuito de resolver o problema do usuário e fornecer a ele uma resposta.
Uma pesquisa na internet começa com uma ou mais palavras-chaves que resumem uma dúvida ao buscador. Para os profissionais de marketing, elas são expressões que devem ser utilizadas para dar um “norte” na hora de criar os conteúdos e estruturar as páginas dos sites.
Portanto, isso significa que a palavra-chave que você escolhe para um determinado conteúdo ou página, vai mostrar no Google no assunto que você está tratando. Contudo, a chance do seu blog ser exibido como uma das principais respostas para aquela dúvida do usuário é muito grande.
Por conta disso, as palavras-chaves são importantes para a estratégia do negócio, afinal, elas representam a diferença entre ser encontrado na internet, quando a pessoa lê o conteúdo, curte e compartilha ou simplesmente ficar sendo desconhecido.
Importância das palavras-chaves para aumento de conversões
Provavelmente, você já tem um funil de marketing com as etapas definidas, ou seja, existem diferentes tipos de público e diferentes tipos de públicos com diferentes tipos de perguntas.
Quem começou uma jornada de compra agora, por exemplo, está querendo buscar informações básicas sobre o universo em que se insere o produto ou serviço. Quem está mais para o meio do funil, deseja saber mais sobre as marcas para decidir qual a melhor. Quem está no final, já está quase decidido a comprar e só precisa de uma certeza.
Para cada um desses grupos existem palavras-chaves específicas. Na hora de montar uma estratégia, você precisa conhecê-las para fazer melhor uso delas e criar conteúdos que sejam cada vez mais assertivos e otimizados para gerar conversão.
As palavras-chaves são o primeiro contato do público com a sua marca, e a forma como você utiliza é o que vai fazer aquele visitante fechar a janela e sair ou abrir uma próxima aba e continuar vendo.
Portanto, cada keyword deve ser planejada e utilizada estrategicamente. Para que isso aconteça de forma regular, é fundamental fazer uma pesquisa de palavra-chave.
As estratégias do uso das palavras-chaves na internet podem ser inúmeras, como o uso nos mecanismos de pesquisa, redes sociais, anúncios pagos, conteúdos e etc.
Com a lista de keywords em mãos, é hora de estruturar de maneira eficaz a sua estratégia em torno desses termos. A aplicação delas é o que garante que seu blog, por exemplo, alcance as melhores posições nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.
Escolha as palavras-chaves e expressões que são valiosas para a sua persona e crie hashtags institucionais como o costume e valores da empresa. Isso faz com que desperte a curiosidade do leitor para saber mais, antes de comprar um produto.
Diante disso, é fácil entender e estruturar uma estratégia de keywords para a sua empresa e crescer de maneira orgânica e relevante nos mecanismos de busca.
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