Agência Plus

Conheça o X: Nova marca do Twitter idealizado por Elon Musk

Você sabe porque o homem mais rico do mundo, atual dono do Twitter, mudou o logo e o nome da rede?

Nesta última segunda-feira, 24, Elon Musk comunicou, através de seu perfil, o novo logo da rede que passa a ser chamado X. Além dele, a CEO, Linda Yacarinno, divulgou uma foto da fachada da sede com o novo logo da letra X.

Agora, porque “X”?

O histórico de Elon Musk deixa bem evidente sua afinidade com a letra “X”, por exemplo, projetos e empresas do bilionário se chamavam x.com. 

Com isso, a mudança radical no nome e aspectos gerais da marca, o “X”, também dominará os antigos “tweets/tuites”, passando a serem chamados de “Xs”. Existe até um termo publicado pela CEO quando fez a publicação da foto da fachada da sede, que ilustra bem o propósito destas modificações, com os dizeres: “Lights. Camera. X!”.

O futuro do antigo twitter e atual X

O plano de Musk com essa mudança radical de marca, é transformar a rede social em uma plataforma que “faz-tudo”. Sua inspiração é o app de mensagens WeChat, que iniciou seu funcionamento na china como um super aplicativo parecido com WhatsApp, para trocar mensagens de texto, áudio e vídeo, mas hoje ele tem um grande potencial versátil, pois traduz mensagens de maneira instantânea, faz compras e realiza pagamentos, envia e recebe dinheiro, compartilha conteúdos, chamar táxis, reservar hotéis, enfim, dá para entender bem os planos do Bilionário.

Além disso, recentemente o super aplicativo X, já recebeu o anúncio de uma novidade que seria a inteligência artificial da rede, a X.ai. Esse seria mais um passo importante para o X com relação ao futuro.

Quais são os impactos das diversas mudanças da antiga marca do twitter?

O visionário Elon Musk, de fato, está realizando um grande movimento para garantir que a seus direcionamentos estejam alinhados com sua visão de futuro, mas assim como muitos usuários, você também já deve ter se perguntado quais seriam os impactos dessas ações tão agressivas, e quais problemas isso pode causar, certo?

Essa mudança impacta não somente os aspectos de marca, mas todo sistema de negócios. Envolvendo clientes, usuários, parceiros, anunciantes, imprensa e principalmente os funcionários. Sabemos que os termos do twitter já viraram cultura, então isso também representa uma ruptura na cultura, onde muitos de nós demoramos a nos acostumar com as novidades.

A forma como os usuários consomem a rede

É evidente que muitos não estão satisfeitos com os verbos já enraizados na cultura mundial. Os antigos “tuitar”, do famoso tweet e o retuitar do retweet, já não tem mais espaço nesta grande revolução. Serão substituídos e para muitos será mais do que complicado aceitar os novos termos, “xizar”, “rexizar”, são as previsões do que vem por aí, mas nada confirmado, afinal, são os usuários que determinam a popularidade dos jargões.

Campo minado da marca

Muitos analistas se preocupam com as associações do novo nome da marca com outros nichos, que não tenham relação direta com o que a empresa é. Afinal, “X”, faz parte do nome de um site de conteúdos adultos, o “XVideos”, um dos maiores portais pornográficos do mundo. E já tem muitos usuários que repararam nisso e estão satirizando a situação.

Além disso, a CEO da Takahashi PR, Jeen Takahashi, deu uma entrevista ao portal Fast Company e defende que a mudança é um “suicídio de marca”.

Queda na receita e dívidas

Foi só Musk assumiu a direção do Twitter que a receita caiu pela metade. Sinal de que as medidas que tomou ao longo dos meses para cortar custos não foram efetivas para contornar a situação, afinal, mesmo assim continuou perdendo anunciantes, principalmente pela adaptação agressiva às regras de moderação de conteúdo.

Em 2023, já foi registrada uma queda de 59% na receita de publicidade da rede. A demissão em massa e corte de custos em departamentos de produto, ainda não foram suficientes para atingir receita semelhante à do ano de 2021, que fechou em U$ 5,1 bilhões. Segundo Musk, o X está caminhando para gerar U$ 3 bilhões em receita até o momento.

E não para por aí, o antigo Twitter possui uma dívida de U$ 13 bilhões, que deverá ser paga até o fim de julho. 

Bom, desde que comprou o Twitter, Musk vem realizando mudanças bruscas e rápidas. Ações muito características de sua personalidade. Que convenhamos, é impressionante de se ver sua capacidade e visão, bem como seus recursos financeiros, capazes de mudar e sacudir o setor tecnológico. Mas, será que ele conseguirá administrar todas as questões que estão surgindo devido às grandes mudanças? Conta para gente o que você acha.

leia também:

#pluscommunity

faça seu cadastro na News da Plus e receba todas as atualizações, novidades e principais assuntos do mercado de marketing e comunicação.