No ano de 2020 o Google lançou o Google Analytics 4, uma nova versão que veio para substituir o GA Universal. Além disso, já foi anunciado também que a partir do dia 1 de julho 2023 não teremos mais essa última versão do Analytics rodando, então é um assunto para se atentar nos próximos meses.
Com isso, acabou aparecendo diversas dúvidas em relação a versão usada hoje da ferramenta. Para onde vão os dados? Quais as diferenças entre o GA4 e o Universal? Vou perder todos os meus dados? Por conta dessa atualização, a ferramenta vai ser paga?
Mas calma, uma mudança grande como essa tem uma explicação. Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre essa nova atualização para o Google Analytics 4 e as suas maiores diferenças para o GA Universal. Continue a leitura para saber mais!
O que é e como funciona o Google Analytics 4?
Depois de praticamente 15 anos do GA Universal rodando, a plataforma resolveu se adaptar às novas realidades do mercado. O Google lançou uma versão que se adapta mais aos momentos que vivemos, como, por exemplo, o fim dos cookies.
Até o momento em que esse post foi criado, o Google Analytics 4 é a versão padrão da ferramenta atualmente. Além de mudar toda a sua interface, ela muda também algumas outras funcionalidades, como a forma de captura de dados e relatórios.
GA4 tem esse nome pois se trata da 4º versão da ferramenta. O GA Universal era baseado em pageviews, ou seja, cada vez que a página era carregada, o código do Google Analytics carregava junto. Por conta disso, tudo dependia dessa forma de coleta.
Além disso, o modelo universal era voltado e desenvolvido para sites, mas o mercado mudou bastante ao longo dos anos. Hoje em dia, ele possui aplicativos e as grandes marcas estão investindo pesado nessa frente.
Portanto, o Google precisava se adaptar para que a sua ferramenta funcionasse também para aplicativos. O GA4 serve justamente para as três frentes que mais importam no mundo da internet hoje em dia: App, Web e App + Web.
A forma que os dados são coletados são baseados em eventos, mas o que são os eventos? São as interações que o usuário executa em seu site ou aplicativo. Por exemplo, clicar no menu, descer a barra de rolagem do site ou realizar uma pesquisa.
Em resumo, tudo que um usuário faz dentro de um site ou aplicativo são eventos para o Google Analytics 4. Nele, tudo é baseado nisso e não mais no pageview. Porém, um dos cuidados principais que se deve ter ao usar o GA4 é que ele não vai deixar nos deixar mal acostumados como o Universal.
O que muda entre GA4 e GA Universal?
Existem alguns pontos importantes na diferença do GA4 e o Universal. Para tratar esse tópico com mais clareza, vamos pautar as diferenças e mencioná-las uma a uma durante essa parte do conteúdo. Confira:
Machine Learning
O Google Analytics 4 utiliza a inteligência artificial ainda mais ao seu favor, principalmente na automação de tarefas e geração de insights. Através de algoritmos é possível identificar padrões de dados para a tomada de decisão, gerando melhores resultados e otimização dos investimentos em marketing digital.
Cookies
A última versão do analytics também veio para forçar as empresas a estarem de acordo com a nova realidade dos cookies, para aperfeiçoar a adequação às políticas de proteção de dados.
Dessa forma, seu site pode funcionar sem os cookies de terceiros e ainda que seus dados não estejam completos, você pode obter respostas. Tudo graças ao machine learning. Um ponto positivo é que você consegue controlar quais os dados serão coletados.
Tipos de HIT
O hit é um conjunto de informações coletadas pela ferramenta a todo momento que o usuário está em uma página que tenha o Código de Acompanhamento instalado. De acordo com o próprio Google os hits podem ser de três tipos:
- Eventos;
- Pageview;
- Transações de comércio eletrônico.
Porém, no Google Analytics 4 a medição de propriedade se baseia somente em eventos. Dessa forma, os tipos de hit da propriedade do GA Universal são convertidos em eventos em uma propriedade do GA4.
Google ADS e GA4
O Google Analytics 4 possibilita a criação de dois públicos de campanhas, todos os usuários e compradores. De fato, isso possibilita a personalização de seu público para fazer as campanhas de Google Ads. Além disso, públicos recém formados ficam disponíveis automaticamente no Google Ads se houver um link para o GA4.
Sem taxa de rejeição
No Google Analytics 4 a Taxa de Rejeição deixa de ser usada e dão espaços para novas métricas, como:
- Sessões engajadas: contabiliza usuários que ficam 10 segundos ou mais na sessão;
- Sessões engajadas por usuário: contabiliza as vezes que o usuário engajou com o conteúdo dentro de todas as vezes que ele acessou;
- Tempo médio de engajamento: esse é o tempo médio em que o app esteve em primeiro plano no dispositivo do usuário;
- Taxa de engajamento: é a métrica que contabiliza a quantidade de sessões que engajaram / todas as sessões *100.
Limite de coleta de contas gratuitas
No GA Universal, o limite de coleta de hits por propriedade era de 10 milhões de hits e no GA4 há um limite por eventos que a ferramenta registra. São 500 eventos por propriedade.
Experiência focada no consumidor
O Google Analytics possibilita um rastreamento da jornada do seu cliente mesmo que ele mude de dispositivo durante a experiência com a página. Dessa forma, os dados daquele usuário não serão perdidos mesmo que ele mude de canal.
Com isso, o Google Analytics 4 acaba fornecendo informações mais robustas do porque os usuários estão no seu site ou aplicativo e ainda permite a combinação de diversos fluxos diferentes em uma propriedade. Com isso, você ganha mais assertividade em suas campanhas e ações dos visitantes de todos os canais.
De fato, a implementação inicial desse novo sistema, por mais que não tenha todos os dados imediatamente, ajudará a aproveitar as vantagens da experiência do usuário. Portanto, quanto antes você se adequar a ferramenta, melhor para as suas campanhas.
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