Os KPIs de SEO, assim como as metas, é uma das partes mais importantes em uma estratégia, para garantir que ela funcione adequadamente. Quando você não mensura corretamente, o plano acaba sendo ineficaz e interfere no resultado final do processo para monitorar se a sua campanha está no caminho certo.
Já deixou de ser segredo que o SEO leva tempo para trazer resultados. Para assegurar o bom funcionamento e manutenção estratégica, a definição dos KPIs (Indicador-Chave de Desempenho) têm preferência na demonstração do impacto das suas otimizações nos mecanismos de busca.
Nós da Plus, sabemos a importância de um bom SEO e como o monitoramento desses KPIs podem ajudar a melhorar todo um ecossistema orgânico de campanha do site. Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que explica alguns KPIs que são importantes para fazer uma boa análise.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que são KPIs?
KPI é uma sigla para o termo em inglês que significa “Key Performance Indicator”. Esse termo, em uma tradução literal, quer dizer “Indicador-chave de Desempenho”. Agora que você entendeu a definição de KPI, agora vamos para o próximo passo, que é a compreensão do seu conceito.
Por exemplo, um gerente diz que a empresa teve um ótimo faturamento no primeiro semestre do ano. Essa é uma notícia boa, porém, ainda um pouco vaga apenas dizer que o faturamento foi ótimo, certo?
Como essa informação ficou em aberto, os sócios a fim de entender melhor o gerente de diversas maneiras, como:
- Houve crescimento no faturamento? Se sim, de quantos reais e quantos pontos percentuais?
- Um bom faturamento foi em comparação a qual semestre de qual ano?
- O resultado foi bom comparado a dados internos ou de mercado?
Ou seja, para entender a real dimensão de desempenho de uma empresa, site ou projeto, é preciso estabelecer parâmetros claros. Nesse exemplo, o negócio pode ter aumentado o faturamento e considera como bom resultado apenas a repetição da última receita.
Neste caso, mais do que entender os indicadores, é necessário ter números que permitam a comparação entre elementos diferentes e ao longo do tempo. Dessa forma, você consegue analisar as informações e compará-las, respondendo às perguntas sobre desempenho, se tiver os parâmetros adequados.
Como definir os KPIs de SEO?
O primeiro passo nessa etapa é entender quais os indicadores que realmente são relevantes para o seu site, porque isso acaba variando de estratégia para estratégia. Ou seja, não é todo dado que é considerado como KPI em uma análise.
Por exemplo, a taxa de conversão em vendas pode ser mais importante de ser analisada por um e-commerce do que por um blog que fatura com anúncios.
Em seguida, observe informações que podem ter parâmetros significativos de comparação. Portanto, você pode até criar um critério totalmente seu, mas não será possível avaliar o desempenho dele frente a concorrência, por exemplo.
Por fim, colete, definae analise a quantidade suficiente de KPIs de SEO baseados no seu negócio. Não é necessário acompanhar dezenas de indicadores se eles não forem relevantes para a sua empresa.
Abaixo, você confere alguns dos indicadores mais importantes, use-os baseados no que você deseja monitorar:
- Sessões orgânicas;
- Visitantes únicos;
- Número de visualizações da página;
- CPL (Custo por Lead);
- Número de backlinks conquistados;
- Número de backlinks de sites de autoridade;
- Domínios linkando para o seu site;
- Ranking de palavras;
- Taxa de rejeição (atualmente taxa de engajamento);
- Duração média da sessão;
- Tempo de carregamento de página;
- Principais páginas de saída;
- Página/Sessão;
- Erros de rastreamento;
- Taxas de CTR;
- Quantidade de palavras-chave no top 10 da SERP.
Essas são consideradas as mais importantes, mas como já mencionamos acima, não é necessário analisar todos esses indicadores. Veja apenas os que são relevantes para o seu negócio e comece o monitoramento da maneira correta.
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