Mensurar resultados de Marketing e Vendas é uma prática realizada por empresas com objetivo de identificar o desempenho das estratégias ativas, e assim, saber se estão alinhadas aos objetivos definidos. Essa é uma etapa muito importante para as áreas de Marketing e Vendas, afinal é através dela que se sabe quais ações possuem melhores resultados.
Você tem controle sobre suas estratégias de marketing? Sabe qual o retorno elas trazem para seu negócio? E seu time de vendas, ele tem conseguido gerar os resultados esperados? Quais são as metas estabelecidas? Esses são alguns dos principais questionamentos dos gestores, quando o assunto é mensuração de resultados. Por isso, é preciso dedicar um tempo de trabalho para mensurar os resultados das áreas de Marketing e Vendas.
Por que mensurar os resultados é importante?
Mensurar os resultados, permite que você tenha uma visão holística sobre os investimentos da área, você também consegue identificar, se está no caminho certo para atingir os objetivos que estabeleceu. Com isso você consegue criar relatórios personalizados, com a visibilidade do Retorno Sobre o Investimento (ROI) das áreas, tendo sempre no radar, as outras métricas relevantes para sua empresa.
É muito comum que gestores tenham dificuldades para conseguir mensurar, diria que este é um dos principais problemas das empresas em fase de transformação digital. Contudo, esse não é o único, além deste você e sua equipe podem sofrer com uma série de problemas, como:
- Dificuldade para identificar os canais com melhores resultados de conversão de novos leads para Vendas;
- Falta de controle sobre o Funil de Vendas e dúvidas constantes sobre quando, como e porque fazer os ajustes de melhorias;
- Descontrole e falta de assertividade sobre os reports para o time e ou diretoria.
Por que determinar o foco para a mensuração de resultados?
Contrário do marketing tradicional, o marketing digital possui uma característica intrínseca que é a mensuração dos resultados. Isso ocorre porque as ferramentas e as tecnologias atuais estão evoluindo em larga escala. Hoje por exemplo, existe a Performance, um serviço especializado que mapeia todos os pontos de rastreamento, acompanhamento e monitoramento do seu site, e com isso te dá visão globalizada sobre todas as suas ações.
Na essência, saber o caminho para onde sua empresa está caminhando é um dos pontos de maior importância, contudo além deles, você pode tomar decisões rápidas com base nos dados em tempo real e além disso é claro, colher resultados tangíveis para sua empresa.
De maneira efetiva e recorrente, o Marketing pode conduzir seus resultados para outro nível, pois em meio às estratégias você pode gerar novos leads por diversos canais, incluindo mídia paga. Pode também, estabelecer um relacionamento com essa base de possíveis clientes, até identificar o momento de levantar mão e assim fazer a passagem de bastão para o comercial. Neste processo, por exemplo, temos diversos tipos de métricas e mesmo assim você pode se atrapalhar no processo.
Por este motivo, não basta apenas mensurar os resultados, mas saber a maneira certa de fazer este processo e com isso, acompanhar o desempenho das ações com assertividade e segurança.
Entre os problemas que mencionamos no bloco anterior, você sabia que muitas empresas possuem um problema ainda maior neste ponto? É o famoso “deixar dinheiro em cima da mesa”, ou quando você gasta muito dinheiro com campanhas, sem planejamento e supõe que vai obter resultados além das expectativas. Acredite, este é o maior dos erros de empresas de diversos tamanhos.
Portanto, trabalhar com a mensuração de resultados é um fator crucial para clarear o caminho em que sua empresa está seguindo, ajustar estratégias com agilidade e acompanhar os resultados de forma contínua com dados seguros.
Como mensurar os resultados de Marketing e Vendas?
Conforme seu trabalho de mensuração melhorar, maiores serão os desempenhos das áreas de sua empresa. A análise completa do funil de marketing, é o passo fundamental para começar a aferir dados.
De igual a importância desta etapa, existem elementos muito importantes para começar a fazer o trabalho de mensuração de resultados. Veja alguns pontos indispensáveis:
- Delimitar as métricas com maior importância para sua empresa;
- Saber calcular as taxas de conversões entre cada etapa do funil de vendas;
- Identificar e alinhar os objetivos da empresa com as ações de marketing e vendas;
- Estabelecer ferramentas para colocar as estratégias em prática;
- Começar a gerar relatórios para análises assertivas.
Lembre-se, definir estratégias e começar a ritmar em reunir dados e compilar em relatórios não é o suficiente, afinal esse mecanismo só fará sentido se você agir de fato.
Todos os levantamentos feitos durante a mensuração de dados te possibilitam, como falamos algumas vezes nas seções anteriores, a encontrar pontos em sua estratégia que precisam ser otimizados e converter esforços para que eles sejam resolvidos. Tudo isso com agilidade e customização.
Portanto, faça uma análise crítica de cada métrica selecionada, determine taxas ideais – baseadas nos números do seu segmento – e esteja constante em fazer com que as estratégias se alinhem continuamente com objetivo principal de sua companhia.