Provavelmente você já ouviu falar sobre a régua de relacionamento. Essa é uma ferramenta de marketing digital que busca identificar e organizar os melhores conteúdos para abordar os clientes de maneira correta. Para que ele seja levado até o momento da conversão final, é preciso criar essa régua.
Ou seja, ela possibilita estruturar um passo a passo de todas as ações realizadas para manter uma comunicação constante com o consumidor e atingir os objetivos. De fato, quando você cria uma régua de relacionamento e usa o conjunto e-mail e automação de marketing, suas abordagens ficam automatizadas para cada cliente.
De fato, o ponto principal de criar uma régua que faça sentido para a sua empresa é considerar as etapas de compra dos seus clientes e como eles se comportam.
Para entender melhor sobre o assunto, preparamos um texto completo sobre a régua de relacionamento e como colocar essa estratégia em prática para conseguir cada vez mais clientes qualificados. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!
Como criar uma régua de relacionamento?
Agora que já entendemos um pouco sobre o que é a régua de relacionamento, principalmente, para uma estratégia de marketing na empresa, a próxima pergunta que você deve estar se fazendo é como criar uma de acordo com as necessidades da sua organização.
O primeiro passo para criar uma régua é pensar em que momento da jornada (e por meio de qual canal de contato) seria interessante estabelecer ou fortalecer o relacionamento com o cliente.
Além disso, é fundamental definir como objetivo claro para a sua régua e criar uma estrutura que gere aprendizados, para que você possa analisar se realmente a ferramenta está cumprindo o seu papel.
Diante disso, existem três etapas principais para construir uma régua de relacionamento que são: reconhecimento, preparação e modelagem. Para entender melhor, separamos cada uma dessas etapas nos próximos tópicos.
Reconhecimento
Para definir o objetivo da régua de relacionamento e quais os canais devem ser utilizados nesse processo, é preciso entender os usuários com os quais você vai se comunicar. Portanto, a etapa de reconhecimento é basicamente:
- Avaliar seu modelo de engajamento para criar uma régua de acordo com o que os usuários investem;
- Caracterizar os seus clientes: uma forma de fazer isso é com o tipo de relacionamento que eles têm com a sua empresa ou pelo número de colaboradores.
De fato, a ideia nessa etapa é reconhecer os segmentos de cliente do seu produto e o que você entrega para cada um desses segmentos.
Preparação
A segunda etapa do processo de criação de uma régua de relacionamento é a preparação. Ela consiste em basicamente:
- Identificar a jornada na qual a régua de comunicação será aplicada e definir um objetivo palpável para essa estratégia. Por exemplo, o aumento percentual de uma determinada métrica;
- Mapear os aprendizados de maneira mais objetiva e concreta. Ou seja, os atuais números dos negócios e as informações de comportamento do usuário, como motivos de cancelamento, por exemplo.
Para essa segunda etapa, deve ser feito um estudo de comportamento dos clientes nas etapas da jornada e analisar os números do negócio para encontrar oportunidades de incluir a régua de relacionamento.
Modelagem
A terceira etapa é a modelagem que finaliza um ciclo importante para montar uma régua de relacionamento. Ela é basicamente:
- Identificar os pontos de interação dos usuários com produtos que sua empresa oferece, mapeando passo a passo dessa interação do início ao fim, tanto eventos previstos, como aqueles que não são planejados;
- Mapear os marcos de sucesso dos produtos de atenção. Em geral, os pontos de atenção são eventos que vão impactar os marcos de sucesso. Portanto, é importante avaliar tanto o que significa o sucesso do contexto do produto, como o que pode impedir esse marco de sucesso;
- Escrever hipóteses e relembrar os principais aprendizados, trazendo dados para a etapa e formular hipóteses a partir do cruzamento de informações;
- Com uma hipótese formulada, é hora de desenhar o processo e condensar as informações em um quadro indicando quando a régua começa e quanto termina.
O objetivo ao final dessas três etapas é, portanto, construir um quadro com todas as informações coletadas.
Esse quadro pode ser utilizado para discutir estratégias com o time de produto e stakeholders, além de ser uma comunicação para alinhar todos da empresa em relação às regras de comunicação e briefing para enviar ao time de produção de conteúdo.
Criar uma régua de relacionamento pode fazer com que a sua empresa cresça em alguns aspectos, conquistando cada vez mais clientes relevantes. Essa é uma estratégia de marketing que pode ajudar a sua empresa a alavancar no caminho certo de acordo com seus clientes.
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