Nos últimos tempos, as vendas inbound têm obtido cada vez mais relevância para as empresas. Isso porque a proliferação dos materiais de marketing na internet, faz com que o comprador não dependa mais dos representantes de vendas para tomar uma decisão de compra.
Diante dos novos hábitos dos consumidores, as equipes de vendas reconhecem que precisam transformar toda a sua estratégia para atender os diferentes perfis de compradores. Dessa forma, a metodologia vendas inbound tem apresentados ótimos resultados.
Por conta disso, nós da Plus fizemos um artigo para explicar melhor como tudo isso funciona e quais as vantagens de aplicar de maneira correta na empresa. Continue a leitura do artigo para saber mais.
O que são as Vendas Inbound?
As vendas inbound se trata de uma metodologia de venda na qual o vendedor foca nas dores, necessidades e objetivos de cada lead de maneira individual. Ele atua de maneira consultiva com foco em atrair pessoas interessadas no seu negócio e construir um relacionamento duradouro com elas.
Em comparação com os métodos tradicionais de vendas, em que os vendedores fazem chamadas frias e que não despertam interesse dos clientes, o inbound sales aumenta as chances de fazer uma negociação bem sucedida.
Isso porque, nessa metodologia de venda, o profissional só entra em contato com quem atende ao perfil de cliente ideal.
Diante disso, as organizações de vendas inbound desenvolvem um processo de vendas que auxilia o prospect ao longo de toda a sua jornada de compra, envolvendo as seguintes fases:
- Conhecimento;
- Consideração;
- Decisão.
Além disso, as equipes de vendas inbound precisam desenvolver ações que ajudem a impulsionar leads qualificados em oportunidades e, por fim, em clientes.
Como ele funciona?
As vendas inbound é uma metodologia baseada em leads gerados via inbound marketing, um processo que antecede a venda. Esse processo também pode ser chamado de marketing de atração, pois consiste em nutrir os leads com conteúdos relevantes antes que passe para a equipe comercial, quando é identificada a levantada de mão.
O time de vendas recebe essas informações detalhadas de perfil e interesse dos potenciais compradores (conteúdos que consumiu, páginas que acessou, empresa em que trabalha, cargo que ocupa, tamanho da empresa, entre outros) e, com isso, pode se preparar para uma abordagem mais eficiente e relevante.
Além das informações que são passadas pelas equipes de marketing, o vendedor pode procurar nas redes sociais do lead, site, blog e páginas da empresa, por exemplo, outros dados que são relevantes.
Quando finalmente o vendedor conversar com aquele contato, ele saberá muito mais sobre quem ele é, do que ele precisa e, dessa forma, poderá guiar conversa a partir da realidade do potencial cliente.
Vantagens das vendas inbound
Existem algumas vantagens nas vendas inbound que tornam essa metodologia uma das principais na atualidade. Para que fique mais claro o entendimento, separamos elas para você:
Otimização do funil de vendas
Com as ações adotadas na jornada com as vendas inbound, o funil de vendas é otimizado, pois os leads tendem a avançar por cada etapa de maneira mais eficiente. Dessa forma, quando a empresa entra em contato com o potencial cliente, ele já reconhece a sua autoridade no mercado.
Redução no CAC
A redução no CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é resultado da otimização de seu ciclo de vendas. Como os leads já reconhecem a autoridade da empresa no mercado, o time de vendas tem informações suficientes para identificar os leads que, de fato, podem virar clientes.
Previsibilidade de crescimento
Ao adotar a metodologia de vendas inbound, você consegue ter maior previsibilidade da receita e do conhecimento do seu negócio. Isso porque ela permite realizar a previsão mais efetiva em relação a aquisição de novos clientes.
De fato, essa metodologia pode transformar e melhorar as vendas de sua empresa, além de solidificar a sua marca no mercado. Conte com uma agência que pode ajudar nesse crescimento de maneira direta, como a Plus.